Gastronomia Regional e Enologia
Um dos principais atrativos turísticos da Região do Ribatejo é a gastronomia, cujo sabor está ligado à pesca e ao campo.
As Lezírias do Ribatejo e as grandes Herdades do Vale do Tejo são origem de Carnes puras que o saber popular desde cedo acolheu à mesa. Do Alentejo vieram outras influências, trazidas por quem veio perseguindo sonhos, e das quais as Açordas e as Migas são apenas exemplos.
Como mais exemplos de ingredientes e produtos que mais identificam esta Região temos o Arroz Carolino, o Azeite, os Melões, o Tomate e os Enchidos que abundam na Lezíria. O Sável, as Fataças e as Enguias vêm do Tejo que atravessa de Sul a Norte a Província Ribatejana.
A variedade geográfica tem, também, implícita uma miríade de actividades laborais que se reflectem na rotina diária do ato de nos alimentarmos dando origem a pratos tão característicos desta região como a Sopa da Pedra, o Magusto com Bacalhau, a Açorda de Sável com as Ovas do mesmo, a Fataça na Telha, o Ensopado de Borrego ou o Naco de Touro Bravo Avinhado.
Celestes, Fogaças ou Tigeladas são apenas alguns dos muitos doces que a doçaria da região tem para oferecer.
Descubra aqui um verdadeiro património de sabores!
Enologia
Os vinhos tintos DOC do Tejo provêm não só de castas tradicionais da região (Trincadeira ou Castelão) mas também de outras castas nobres, como a Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon ou Merlot. A casta branca mais plantada na região é a Fernão Pires, sendo praticamente indispensável na produção dos brancos ribatejanos. Por vezes, é lotada com outras castas típicas da região como a Arinto, Tália, Trincadeira das Pratas, Vital ou a internacional Chardonnay
Independentemente da designação DOC ou Regional, o terroir do Ribatejo sente-se em qualquer vinho da região: brancos muito frutados e de aromas tropicais ou florais e tintos jovens, aromáticos e de taninos suaves.