Gastronomia Regional e Enologia

Um dos principais atrativos turísticos da Região do Ribatejo é a gastronomia, cujo sabor está ligado à pesca e ao campo.

As Lezírias do Ribatejo e as grandes Herdades do Vale do Tejo são origem de Carnes puras que o saber popular desde cedo acolheu à mesa. Do Alentejo vieram outras influências, trazidas por quem veio perseguindo sonhos, e das quais as Açordas e as Migas são apenas exemplos.

Como mais exemplos de ingredientes e produtos que mais identificam esta Região temos o Arroz Carolino, o Azeite, os Melões, o Tomate e os Enchidos que abundam na Lezíria. O Sável, as Fataças e as Enguias vêm do Tejo que atravessa de Sul a Norte a Província Ribatejana.

A variedade geográfica tem, também, implícita uma miríade de actividades laborais que se reflectem na rotina diária do ato de nos alimentarmos dando origem a pratos tão característicos desta região como a Sopa da Pedra, o Magusto com Bacalhau, a Açorda de Sável com as Ovas do mesmo, a Fataça na Telha, o Ensopado de Borrego ou o Naco de Touro Bravo Avinhado.
 
Celestes, Fogaças ou Tigeladas são apenas alguns dos muitos doces que a doçaria da região tem para oferecer.


Descubra aqui um verdadeiro património de sabores!